Para aqueles que não conhecem, Lagoa Santa é uma cidade de 70 mil habitantes localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, próxima ao aeroporto de confins, cidade administrativa, Serra do cipó e Jaboticatubas!
Um breve resumo…
Nossa cidade foi fundada em 1733 por Felipe Rodrigues, tropeiro viajante vindo de São Paulo, que se estabeleceu aqui, batizando a cidade primeiramente como Lagoa Grande e Lagoa das Congonhas do Sabarabuçu. Sua fama logo se espalhou pela região, devido a cura de sua água santa. Água que o próprio Felipe Rodrigues usou para tratar suas dores nas pernas e eczemas. A partir daí, nossa cidade ficou famosa, e atraiu muitas pessoas em busca da tão sonhada cura. Levando a um nível mundial! Nossa água chegou a ser exportada para Europa! Era vendida em barris em Lisboa, prometendo cura para diversos tipos de doenças.
Mas nossa história não acaba por aí! Ao longo desses 286 anos, nossa cidade foi berço de acontecimentos marcantes, como as descobertas de Peter Lund. O dinamarquês, pesquisador, encontrou em nossa região diversos fósseis, que fazem parte das mais de 149 espécies achadas por Lund. Apesar de tudo isso, a fama de nossa cidade vai além! Peter Lund encontrou na Gruta da Lapinha, aquela que ele veio chamar de “Luzia”, o mais antigo homem de toda América! Sim! Luzia é o fóssil humano mais antigo já achado em toda América, tendo aproximadamente 12.500 anos!! Lund ficou muito famoso com seus achados, sendo reconhecido como um dos mais importantes pesquisadores que já estiveram na América, e foi citado até por Charles Darwin!
Em 1749 foi construída a primeira capela do município, em louvor a Nossa Senhora dos Remédios, e em 1819, construiu-se a primeira Igreja Matriz, tendo como padroeira Nossa Senhora da Saúde. Em 1823 passou a ser distrito de Santa Luzia, recebendo o nome de Nossa Senhora de Lagoa Santa. No dia 17 de dezembro de 1938 foi desmembrada definitivamente de Santa Luzia, tornando-se Município com o nome de Lagoa Santa, possuindo dois distritos: Lagoinha de Fora e Lapinha.
Além disso, vários outros acontecimentos fazem parte de nossa rica história, como a revolução de 1842, na qual em nosso arraial a força liberal resistiu aos legalistas que eram muito mais numerosos.
Juntamente da história, nossa cidade é repleta de beleza, que atraí semanalmente turistas em busca de paz e tranquilidade, fazendo dela uma das melhores cidades para se viver em toda Minas Gerais.
Que Lagoa Santa continue sendo esse berço de beleza e história, que orgulha muito nós da Karla Madureira Imóveis, e todos outros que aqui habitam!
Quer viver em Lagoa Santa? Confira nossos imóveis disponíveis, é só clicar abaixo.